Fale connosco +351 239 620 000
Close

Atividades

Aqui sinto-me bem!

Na Quinta Verde a animação sociocultural assume um papel determinante no bem-estar geral dos nossos residentes, visando prevenir e retardar as dificuldades caraterísticas desta faixa etária. Provê-se de metodologias ativas e participativas, promovendo o envolvimento livre e responsável dos seus residentes, tornando-os mais interventivos e devolvendo-lhes o sentimento de autoestima e valorização pessoal.

Após um processo inicial de avaliação física, psicológica e social, os idosos têm a oportunidade de manifestar os seus gostos, interesses e motivações e escolher, assim, as atividades do seu agrado e que mais estimulem as suas potencialidades (processo de avaliação de análise de necessidades).Todas as ações são delineadas e implementadas por uma equipa multidisciplinar composta por uma animadora, uma fisioterapeuta, uma assistente social, enfermeiras e uma gerontóloga.

O Plano Anual de Animação Sociocultural tem um carácter contínuo e diário, e tem como mote a longevidade.

Animação Sociocultural

Atividades de estimulação cognitiva:

Estas atividades consistem num conjunto de estratégias  e exercícios implementados com a finalidade de potenciar determinadas áreas de cognição do idoso, retardando os efeitos da perda de memória, que têm maior probabilidade de surgir com o avançar da idade.

Atividades culturais

Estas atividade incluem a participação em eventos e iniciativas de carácter cultural
(por ex.: cinema, teatro, concertos musicais, visitas a museus, cidades e monumentos históricos, feiras, etc.).

Atividades lúdico-recreativas

Atividades cujos principais objetivos são divertir o grupo, promover o convívio e estimular a agilidade mental do idoso através de jogos, bailes, ateliers de culinária, etc.

Atividades físicas

Este tipo de atividade pretende melhorar a condição física, a mobilidade global, a coordenação e a saúde geral do idoso, com benefícios nas AVD’S (classes de mobilidade e psicomotricidade, caminhadas no exterior, exercícios de respiração e relaxamento).

Atividades sociais

As atividades sociais incluem passeios coletivos, festividades e atividades desenvolvidas em parceria com outras entidades, tendo como principais objetivos a promoção do contacto do idoso com o seu meio natural, combatendo o isolamento social, bem como a estimulação de relações interpessoais e a partilha de vivências e experiências.

Expressão Plástica e Artística

Com estas atividade pretende-se fomentar a criatividade, imaginação e expressividade do idoso através de desafios de expressão plástica, musical e dramática.

Participação em atividades litúrgicas

Englobam as atividades relacionadas com a vivência do sagrado, da religião e da espiritualidade, que pretendem desenvolver o autoconhecimento do idoso, as suas experiências de vida, emoções e sentimentos (missas, terços e comunhão).

Acompanhe de perto todas as atividades que fazemos. No nosso jornal “O Verdinho” partilhamos, mensalmente, todas as novidades.

 

Está à espera de quê?

Descubra mais